sábado, 16 de fevereiro de 2013

A TRANSFIGURAÇÃO

Refletindo sobre a transfiguração, fico pensando na Majestade de Jesus diante dos discípulos, e essa cena me leva também a pensar na gratidão que devemos cultivar em nossos corações por eles, que presenciaram e nos transmitiram a belíssima e poderosa Glória de Cristo "acontecendo" diante de seus olhos!
Que estupendo...que privilégio!

Imaginando  esse  acontecimento, em que adjetivos não podem explicar, percebo o quanto  devemos compartilhar a certeza da nossa fé, como nos relatou  o apóstolo  em II Pedro 1: 16-18:

"Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.
Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.
E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo;
Certeza  que deve ser alimentada diariamente através da nossa intimidade com Deus, para que possamos transmitir a luz que só  Cristo pode nos dar."

A escolha da ornamentação da mesa  foi estruturada  através dos símbolos: a Bíblia, a Água, o Lírio, e o Castiçal. 
Sendo: a Bíblia a palavra revelada, o óleo da unção; o Vaso com água fala do Espírito Santo; o Lírio que representa  Jesus, o Lírio dos Vales; o Castiçal, simbolizando Jesus, a luz do mundo, transfigurado diante de Pedro, Tiago e João .


Observe com atenção a mudança de cor que aconteceu de acordo com a luminância no vaso e na água que está em seu interior:


Quando reflito sobre transfiguração, entendo como algo sobrenatural e transcedente, e a alteração cromática em função da luminância confirmaram ainda mais a estrutura utilizada na concepção do projeto de ornamentação com esse tema.


Um comentário: