quinta-feira, 24 de maio de 2012

Reverência: um sinal da presença de Deus


Hoje temos um texto que enriquece esse espaço, doado com muito carinho pelo Vinicius Freire (Igreja Metodista em Campo Belo), vai abençoá-los, como nos abençoou!






Lembro-me bem do dia em que entrei na catedral anglicana de São Paulo, em Londres. Os vitrais filtravam a luz de forma especial, dando ao ambiente um ar misterioso, amplificado pela música suave, ao fundo. Imediatamente minha atitude mudou, passando a ser mais reverente: sentei-me num banco, passei a falar em voz baixa e meu pensamento se voltou para Deus. Afinal, tudo ali apontava para a presença do Sagrado. 
Em escala mais simples, era assim que eu me sentia ao entrar no templo da igreja onde fui criado, no Rio de Janeiro. Minha atitude mudava, pois eu sabia ser aquele um lugar dedicado a Deus - só cabia ali oração, louvor e a pregação da Palavra.

O filósofo Paul Woodruff, a quem devo muito desta reflexão, ensinou que reverência é a atitude própria de quem se coloca de forma humilde ante algo muito maior. É a virtude que impede as pessoas de quererem agir como deuses, esquecendo que são somente humanas.

Reverência tem a ver com ficar maravilhado ante alguma coisa que torna a pessoa pequena, que a faz perceber a extensão das suas limitações. O profeta Isaías, quando se viu diante de Deus, ficou aterrorizado e disse (capítulo 6, versículo 5): “... Aí de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei...”     

Há algumas poucas coisas que poderiam preencher esse critério, por serem dignas de reverência. O nascimento, a morte e a natureza são três dentre elas. Mas como todas estão subordinadas a Deus, quem tudo criou e a tudo sustenta, a reverência somente é devida a Ele.

Vivemos hoje numa cultura que reverencia outras coisas, como fama, dinheiro e poder. Por isso mesmo as pessoas não têm mais um comportamento reverente ao entrar nos templos cristãos – conversam, contam piadas, etc. As maravilhosas catedrais da Europa viraram centros de turismo, com hordas de pessoas andando para todos os lados, tirando fotos. 

Reverência verdadeira requer prestar atenção nos detalhes e isso requer tempo. E tempo é o que as pessoas parecem não ter. Andam com tanta pressa que o entorno é como um cenário pelo qual passam rapidamente, a caminho de outro lugar. Prestam realmente atenção é no relógio, no celular, na lista de providências a serem tomadas, enfim nas coisas que alimentam a ilusão de que a vida é controlável. 
A liturgia dos serviços religiosos tem como objetivo justamente quebrar o ritmo normal de vida e apontar para os detalhes. Essas cerimônias costumar ter um ritmo próprio, pausado, e os detalhes são muito importantes: a decoração, a música ambiente, a ordem na qual as coisas são ditas, a entonação das palavras, etc. 
E isso deveria ser preservado, mas não é o que ocorre na prática pois, infelizmente, sob a desculpa da "modernidade", as coisas têm se adaptado à "falta de tempo" das pessoas: as cerimônias ficaram mais curtas, mais despojadas, mais diretas enfim. Mas também, muito menos reverentes.
Agora, quando a vida sai do seu curso normal – um acidente, uma morte inesperada, etc – e as pessoas perdem a ilusão de ter controle, ficando confusas, elas voltam a ser reverentes. Pedem a Deus livramento, choram na Sua presença e prometem mudar, para mais adiante, tudo voltar a ser o que era.

Muitas pessoas me perguntam como devem fazer para avaliar se sua própria vida espiritual está indo bem. Uma resposta adequada e simples seria: você anda reverentemente frente a Deus?



Participação Especial: Vinicius Freire

2 comentários:

  1. É Celena quem sabe , sabe ! haja visto as aulas da escola dominical. Agora ele está comprometido, vai ter que passar por aqui, e dar uma " palhinha " hahhh !!!

    Bjsss...

    ResponderExcluir