segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Pensando o Natal!


Lucas 2.11 é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.


Cada dia mais me convenço que o Natal está se distanciando do motivo de ser da data e também do feriado, que é esperado e absorvido por todos independente de religião e credo ou a falta deles.

Lembro-me da minha infância e do que gerava expectativa em meu coraçao, que sem dúlvida era montar a árvore, os presentes, ver as ruas cheias de luzinhas...mas meu pai, pastor evangélico, deixava claro para todos nós que a motivação não podia ser negociada, tudo era periférico, pois o centro era o nascimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Nada nas famílias cristãs podia tomar o lugar d’Ele na manjedoura dos nossos corações.

Por ser também um artista, meu pai amava o colorido das bolinhas e também o piscar das luzes, tudo tinha um ar significativo. As luzes remetiam às estrelas do céu de Belém... Tínhamos na nossa árvore uma bolinha de tom salmon que nos atraía pela singeleza da sua cor e a chamávamos de mascote de nossos enfeites; cuidávamos para que não se quebrasse e por muitos anos ela nos acompanhou, por sinal, era a última a ser pendurada. Tudo isso era maravilhoso, mas meu pai nunca negociou a importância do verdadeiro sentido, Jesus Cristo.

Cheguei a achar que estava só nos meus pensamentos sobre como comemorar o Natal nos dias de hoje. As pessoas estão tão distantes e sem referência a respeito do verdadeiro sentido a ponto de se dar ao direito de fazer presépio com garrafas de refrigerantes e outros, como se Jesus fizesse parte de uma mera festividade gastronômica.

Me alegrei hoje ao abrir o meu facebook e encontrar um texto do pastor Hernandes Dias Lopes sobre a recristianização do Natal e meu marido tem pregado insistentemente sobre desconstruir para reconstruirmos o Natal, Tenho refletido muito sobre esse assunto e conclui que a minha tão esperada “Árvore de natal da infância, não faz mas sentido na decoração da minha casa. Fico pensando no meu pai ... tenho certeza que ele iria concordar comigo. Como família pastoral, desejamos reconstruir nosso natal a partir da base sólida que é Jesus Cristo. Um Feliz Natal porque Jesus nasceu!


Nina Arbex